Que habilidades incomuns são essas?
- 1307kali

- 22 de jun.
- 3 min de leitura

Enquanto dávamos os primeiros passos nesse Kali das Filipinas, ainda nos tropeçando nos próprios pés, volta e meia ouvíamos uma frase, dita certa vez por um indivíduo tão controverso quanto interessante: "Não tema homem algum sobre a Terra".
Sob essa ideia treinávamos com afinco, no esforço de que a ideia expressa por aquela frase se realizasse plenamente. Não que temêssemos alguém, pois a mortalidade é comum a todos, e por causa disso sempre se pode dar um jeito de combater com êxito os inimigos. O "segredo" daquele bordão estava mesmo na aquisição do poder pessoal que ele inspirava... O tempo e a experiência nos mostrou, de maneira inequívoca, que habilidades marciais altamente diferenciadas estão contidas nas Artes Marciais Filipinas. Não se trata de habilidades de luta, de disputa, de "submeter", de "nocautear" adversários (até mais fortes); são habilidades, por assim dizer, de interação com as "propostas" do inimigo, no sentido que ele propõe agressão e luta, enquanto nós propomos encerrar-lhe agressão e suprimir-lhe a capacidade de lutar. Entendeu? Essa é a natureza do Kali, uma arte (ou tecnologia) letal, nascida da guerra há muitos séculos, que evoluiu através de inúmeros conflitos até nossos dias (e segue evoluindo).
Nós, aqui no Kali 1307 somos fiéis às origens e à destinação da Arte. Não gastamos tempo ensinando a "lutar", mas trabalhamos os estudantes e adeptos na construção de uma segunda natureza, que seja apta a interagir com oponentes de variados tipos e desfazer a capacidade destes de continuarem a ser perigosos para nossa saúde.
O aprendizado curricular, regular e contínuo, permite crescimento e evolução na poderosa arte, transformando o estudante por completo sob importantes aspectos; já o aprendizado por meio de nossos cursos permite ao estudante obter conhecimento direcionado, aplicável à sua necessidade mais imediata, seja esta defesa pessoal de alta efetividade, seja segurança pública e privada, seja mesmo ações extremas, em franca situação de combate...
Não dividimos nossos conteúdos sob rótulos ilusórios, enganosos ou inúteis; por isto não vendemos um "kali tático", "kali militar", "kali civil, nem um "kali só para mulheres", nem uma versão para "combate extremo", nem para "combate urbano" (seja lá o que isso realmente signifique), etc. Não. O conhecimento é um só para todos. O que fazemos é transmiti-lo na forma e na dosagem adequada a cada pessoa ou grupo, direcionando conteúdos que sejam mais proveitosos para cada perfil, em cada contexto.
Uma arte letal, como o Kali não exige que você faça cara feia, nem que você banque um "viking" de araque, e bem menos que você se torne uma figura neurótica e estereotipada, que rosna, urra e gasta toda sua energia em movimentos bruscos e teatrais nos treinos de habilidade e de combate. Pelo contrário, na medida que você você vai desenvolvendo suas habilidades incomuns, o melhor mesmo é que você tenha um rosto sereno e alegre, uma face espontânea e tranquila, afinal, seu crescente poder pessoal serve melhor sob uma vontade lúcida, segura, firme e harmoniosa, que não busca a paz por medo, nem o bom convívio por conveniência social, mas que abriga sinceridade de propósitos, verdade em tudo na vida e paz no coração.
Aos que não compreendem o valor do amor e do respeito e que partem contra o próximo como feras violentas e inclementes, o Kali pode prover respostas que provavelmente lhes sejam as últimas neste mundo. As habilidades incomuns desta poderosa arte não são para os débeis de caráter, nem para as almas que preferem as trevas.
Mabuhay!


Comentários