quarta-feira, 3 de junho de 2020

Kali e condicionamento físico

Este texto, com poucos ajustes na forma, se trata de uma postagem do autor no grupo WhatsApp do Kali 1307. Em resposta a um dos membros, o amigo Aluísio, que além de ser um dos veteranos no ensino e difusão do Kali em nosso Estado é profissional de Educação Física de alto nível, com sólida formação e especialização em Crossfit.



Kali e condicionamento físico – Breves Notas

Guro Aluísio Cruz – Sagarana Kali


Em anos de treino de Kali e outras artes marciais, percebi que o condicionamento físico é essencial para a nossa arte marcial, falo como um todo!

Já assistiram vídeos do Grand Tuhon Leo Gage ou do Guro Dan Inosanto? Pois bem, os dois gozam de plena forma física com mais de 80 anos de idade e são funcionalmente bem condicionados, rápidos e extremamente fortes. Tudo isso porque, além de treinarem a parte técnica fazem muito bem o dever de casa, ou seja, o treino solo, sem duplas ou sem estar em meio à tribo ou grupo. Não estou dizendo para fazer atividade física, ou exercícios, sem orientação ou prescrição de um profissional, mas sim para trabalharmos nossos próprios padrões de movimento, que que nosso organismo já está habituado a fazer.

Como o Crafty Dog Marc Denny uma vez me disse pessoalmente, e o Tuhon Jared Wihongi reforçou outrora, nosso treinamento deve ter os 3F’s, Fun, Functional and Fitness. Descontraído ou divertido, tem que funcionar bem, e deve prover condicionamento, pelo menos o mínimo.

Em aulas de 60 minutos é pouco provável que você consiga desenvolver as partes técnica e física juntos, eficientemente, pois o cansaço atrapalha o aprendizado técnico, e o técnico demanda de tempo para se desenvolver. Em treinos de 90 minutos a parte física já pode ajudar em alguma forma.

Atividades extras Kali, indico fortemente a natação, musculação e depois o crossfit. Se você tiver um box de confiança, vá direto para o crossfit, pois ele completa em grau número e gênero todas as capacidades necessárias para um eficiente condicionamento físico.



Agora, se você quer melhorar o condicionamento físico no Kali, aí temos várias formas seguras de se praticar até mesmo em casa.

Protocolos que utilizo em meus treinos e treinos de meus alunos de personal fight:

*Treine combate em sobra (sem sparring) de 2 à 3 vezes por semana 
*Treine carenza no mínimo 3 vezes por semana (escolha solo baston, doble baston, malayo sibat e daga)
*Aprenda a respirar direito
*Abaixe o consumo de açúcar
*Mantenha-se sempre hidratado.
*Melhore a qualidade do seu sono.

Lembre-se de uma das filosofias do Pekiti Tirsia Kali: “Acreditamos na saúde e não na doença.” E para sermos eficientes devemos melhorar e desenvolver sempre as cinco principais capacidades do Pekiti: speed, power, timing, precision and accuracy.



Se quiserem posso postar pequenos protocolos que uso para melhorar o meu e os dos meu alunos de Kali.

Fora isso, sugiro que você procure um profissional capacitado e habilitado para ministrar um programa de treino específico.

“Nas artes marciais, o segredo não é nada místico ou mágico, porque todas as artes marciais são técnicas físicas, é execução física, você pode ter isso, pode ter o conhecimento, mas, a menos que o aplique fisicamente, treine o desenvolvimento físico, sem isso o conhecimento é inútil, ainda é um exercício físico e você deve treinar e desenvolver ativamente para que você tenha o alcance adequado, o tempo para os adequado, os principais atributos ou a eficácia de qualquer arte marcial.”
 - Tim Waid - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário